RUGBY na Cerimônia de Abertura dos Jogos Regionais

RELATO DO DESFILE DA CERIMÔNIA DE ABERTURA DOS 54º JOGOS REGIONAIS TAUBATÉ 2010

Prezados amantes do Rugby,

Escrevo este relato, pois acredito que é minha obrigação dividir com vocês a emoção que senti durante o desfile das delegações esportivas durante a cerimônia de abertura dos 54º Jogos Regionais – Taubaté 2010.
Os meus companheiros de clube e eu chegamos cedo, apesar do cansaço do dia de trabalho e da madrugada de estudos que esperava alguns de nós. As arquibancadas estavam vazias, o que me deixou receoso em relação ao evento. Seria um desfile sem graça? Algo pequeno, apenas para dizer que houve desfile? Contudo, esperei os outros e fomos orientados a nos posicionar no fim da fila, à frente apenas do time de xadrez. A hora do desfile estava chegando, e nós cada vez mais ansiosos, pois o Rugby estava ali, entre os outros esportes...basquete, futsal, voleibol. Todos nos olhavam, surpresos pelos uniformes e pela ovalada que carregávamos.
Enfim, após mais de duas horas de expectativa, começamos a caminhar, enfileirados em grupos de quatro atletas e, não sei bem por qual motivo, nos abraçamos, como companheiros e como amigos, assim como aprendemos que deve ser no Rugby. À medida que nos aproximávamos da entrada do desfile, fomos percebendo o tamanho do que veríamos: a arquibancada coberta estava completamente lotada! Adultos, crianças, idosos, famílias, equipes de rádio, TV, o palanque com os políticos e figuras de destaque, uma grande festa! Bandeiras, faixas, papel picado, música, lógico que nas proporções de um evento em uma cidade de porte médio, mas, mesmo assim, emocionante!
Entramos na avenida ovacionados, nos olhávamos felizes, pois o Rugby estava ali! Junto aos outros atletas, nós, abraçados durante todo o desfile, nos destacamos! Recebemos essa notícia de um jornalista local: “Vocês do Rugby, os únicos a entrarem abraçados, causaram um impacto muito positivo! A bola que vocês levavam se destacou!”.
Ficamos felizes com as dezenas de fotos, acenos da plateia e dos políticos! Ouvimos todos os gritos de incentivo e, sobretudo, sabíamos: o Rugby estava ali! Talvez nosso sentimento seja exagerado, mas a maioria de nós nunca chegará a disputar um evento como os Jogos Panamericanos ou as Olimpíadas. Contudo, sentimos a emoção de representar um esporte maravilhoso, dividimos um momento que ficará em nossas memórias, como amigos e irmãos que somos, dentro e fora de campo.
Mesmo com todas as dificuldades para organizar o torneio de Rugby dentro dos Jogos Regionais, com os deslizes e críticas que temos recebido, com a falta de apoio e investimento, acreditamos que o que deve prevalecer durante a disputa, deve ser o amor ao esporte e ao Rugby! Camisetas, troféus, etc., etc., nada disso vale tanto quanto o sabor de um try e de uma vitória! Eu vi a emoção nos rostos dos meus companheiros, a satisfação por levarem o nome do Rugby, e isso não tem preço! Agora, discussões sejam deixadas de lado, e vamos para o campo! Onde as coisas devem ser como na essência...jogar pela satisfação de jogar, pelo amor ao esporte! Peço todas as desculpas por eventuais falhas ou insatisfações que venham a surgir, mas também peço compreensão, pois colocar o Rugby nos Jogos Regionais foi um esforço coletivo muito difícil, mas que acreditamos que dará muitos frutos! Que todos os times se mobilizem até 2011, para que o Rugby seja disputado em todas as Regionais Esportivas de São Paulo! Que outros atletas sintam a emoção que sentimos!

Abraços,
_____________________________
Gerson de Freitas Junior
Presidente do Taubaté Rugby Clube

Nenhum comentário:

Postar um comentário